sexta-feira, 12 de março de 2010

Lado A, Lado B e ás vezes, Lado C...

Pois esta noite, lá pelas 5h da manhã, quando minha filhota começou a "minhocar" na minha barriga não me deixando dormir, comecei a pensar em inúmeras coisas diferentes... Bem, os outros pensamentos não vem ao caso (neuras de mãe!) mas me peguei pensando na dualidade do ser humano.

Tem um poema do Olavo Bilac que gosto muito chamado Dualismo que fala dessa condição demasiada humana em que vivemos e nos colocamos.

Somos humanos. Passíveis de erros.Ás vezes, erros propositais. Ás vezes, maldade pura mesmo. Ás vezes, movidos por ambição, desejo, loucura, capazes de feitos inacreditáveis... Mas me peguei devaniando sobre nós, humanos, que erramos por que gostamos de errar...que erramos e somos cruéis com a desculpa apenas de "sermos humanos"... E isso me deixou putaaaaa da cara!

Não admito maldade, de nenhum tipo. Ontem ainda estava assistindo pela enésima vez Tropa de Elite e de certa forma ficava triste com as cenas de tortura (ok, é cinema...mas mesmo assim...)...

O ser humano, (demasiado humano como dizia Friedrich) não sabe diferenciar bom e mal quando há interesse próprio em jogo. Nossa capacidade altruísta vai apenas até onde começa nosso interesse financeiro x profissional... no jogo de subir degraus do sucesso, vale pisar nas cabeças alheias que se atravessam... e isso, pra mim, é um pouco demais...

A capacidade de maldade que temos é tão imensa e diretamente proporcional à nossa capacidade de dissimular sentimentos, que ás vezes o ser humano me assusta... Me assusta saber que a vida não tem valor pra algumas pessoas, me assusta saber da normalidade que se tornou machucar, maltratar e matar outros seres vivos... Me assusta a banalidade que se tornou demonstrar nosso lado negro, por vezes sendo até incentivado pelos vários meios de comunicação existentes...

Ser humano dúbio, com a imensa capacidade de ser bom e mal ( e como diz Bilac "...és triste e humano..."), com a inconstância de um oceano de sentimentos e capacidade de "...horrores e de  ações sublimes..." deveria focar-se em controlar seus ímpetos e não instigá-los a tornarem-se incontroláveis...

Tenho medo da onde vamos chegar, de para onde o mundo está correndo...toda essa falta de tolerância, toda essa falta de educação, amor ao próximo e falta de respeito tende a piorar... E o que será de nós?

Mas se eu falo, sou careta...se não falo, sou omissa... Opto pelo Lado C então: o de fazer minhas ações serem mais pensadas e não servir como um mau exemplo. Desses, estamos até o pescoço.
___________________________________________________________

Dualismo - Olavo Bilac

Não és bom, nem és mau - és triste e humano
Vives ansiando em maldições e preces
Como se a arder no coração tivesses
O tumulto e o clamor de um largo oceano

Pobre no bem como no mal, padeces
E rolando num vórtice vesano
Oscilas en tre a crença e o desengano
Entre esperaçnas e desinteresses

Capaza de horroes e de ações sublimes
Não ficas das viortudes satisfeitas
Nem te arrepende - infeliz - dos crimes

E no perpétuo ideal que te devora
Residem juntamente em teu peito
Um demônio que ruge
E um deus que chora
__________________________________________________________
Aaaai aaaaaai... (suspiro)

Xoxo

Nenhum comentário: