quarta-feira, 24 de março de 2010

Humpf!

Ninguém avisa que quando crescemos os problemas não batem à nossa porta... eles vem "a cavalo", como diria meu pai.
E, é claro, como não poderia deixar de ser, tudo que tem que acontecer, acontece junto e aos borbotões, atropelando nossa autoestima, nossa inabalável fé na vida, nossa capacidade, até agora ilimitada, de reverter as mais diversas situações.

Enquanto crianças ou adolescentes, nossas preocupações são apenas o que e quando comer, sair e festear.
Ninguém avisa, nas incontáveis broncas que levamos, que crescer não é fácil. Nos impõe o crescimento e responsabilidades, mas esquecem de dizer e, por que não, ensinar, que ser adulto exige muito mais do que um emprego que pague contas e um terninho bem cortado.

Ser adulto exige que se vista uma máscara de autocontrole 24hs por dia. Exige que pensemos muito mais que 2x antes de dizer-fazer-pensar alguma coisa. Exige que tenhamos uma paciência fora do normal, nas mais diversas situações.

Ás vezes, só as vezes, eu gostaria de esquecer que tenho a idade que eu tenho, me enroscar em minhas longas pernas magrelas, abraçar os joelhos e me dar o direito ao choro copioso sem culpa. Mas, droga, tenho muita coisa pra fazer e muitas pessoas pra pensar a respeito. Então, seco as poucas lágrimas que teimaram em cair bobas pelas minhas bochechas, sacudo os ombros e a poeira e lá vou eu mais uma vez, altiva, austera, imponente com meu queixo levantado e meu nariz sobressalente enfrentar o mundo e combater seus demônios... e os meus também.

E quando, à noite, eu deito na cama e a única que eu peço é uma noite bem dormida de sono, os demônios, eles, com um riso sarcástico e baixinho, me cutucam no ombro e sussurram em meu ouvido o troco do combate, me dando muito mais do que uma noite inteira acordada: me dando momentos de uma total falta de lucidez e insanidade.

Quando acordo de sobressalto, achando que foi tudo um sonho ruim, ainda posso escutar seus passos nas escadas da minha casa...

Xoxo

Nenhum comentário: