segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Silêncio, barulho e pingos d'água...

Ah o silêncio! Só nos damos conta dos seus benefícios quando somos cercados por tanto barulho que nos deixa tonto...

Há tempos atrás daria muita coisa para morar no fervo de Poa. Mas fervo mesmo...bom fim, centro. Bairros velhos, cheios de história, vida e bares lotados. Várias pessoas passantes, zumbis andarilhos na Osvaldo entre uma e outra carreira. Daria tudo pelo agito, pelo Ocidente, pela vida que Poa me representava, pela distância que representava essa felicidade barulhenta, pessoas passando num vai e vem infernal e sem proporções claras.

Hoje, tudo que quero é silêncio...aquele silêncio nostálgico que dá sono e medo. Aquele silêncio que nos permite auto-conhecimento. Aquele silêncio que nos faz refletir sobre nossa condição enquanto ser humano, que nos faz sentir falta das vozes, que nos angustia, mas que é tão bom e tão necessário quanto uma manhã cinza de inverno.

Quero sentir aquele vazio que só dá quando estou sozinha em silêncio, contemplando o que há em mim de mais terrível e mais belo. Quero sentir o que sinto apenas quando estou comigo mesma e uma xícara de chá – ou café – em frente a uma janela qualquer: uma sensação de paz e pavor, desesperada para que o tempo passe e ele chegue; rezando para que o tempo demore a passar para eu ficar só...

Pingos d’água são por vezes mortais...não, não é uma metáfora...experimente dormir com chuva e uma goteira no forro de madeira...o que deveria ser relaxante e excitante torna-se tortura oriental. Não lembro se Chinês ou Japonês, mas algum deles utilizava a técnica de deixar um pingo d’água batendo em uma chapa de metal na sala do torturado. Fato é que a pessoa enlouquece. E é assim que to hoje...louca de sono, louca de cansada,louca de dor de cabeça,louca de raiva por conta do maldito pingo d’água no forro...

Quero a angustia do silêncio à tortura dos pingos d’água.

Quero poder curtir o desespero da solidão, a tremedeira não me deixando tomar o chá só pra sentir toda a alegria que é sentir tu chegando...

Quero poder fechar os olhos e deixá-los fechados, num sono tranqüilo, repousante, submerso...

Nenhum comentário: