sábado, 18 de setembro de 2010

Sofrer ou não sofrer - eis a questão...

Eu acho que amar é, inevitavelmente, sofrer.

Não, não sou nenhuma mártir e não pretendo passar por vítima, mas acredito que toda a doação a um relacionamento, todo esforço para "dar certo", todo tempo perdido - ou ganho - são sinais evidentes de sofrimento. Todo ser humano gosta de sofrer por algo, afinal, nada sem esforço tem muita graça por muito tempo.

Baseada nas últimas conversas com pessoas especiais, as quais, todas sem excessão, me relataram desventuras amorosas, bati o martelo em um dos meus mais antigos devaneios: não existe amor sem dor.

Ninguém quer sofrer por amor, nem eu, óbvio, mas alguém já ouviu falar em uma relação 100% feliz PROS DOIS LADOS???

Eu não.

Tem sempre alguém que se doa mais. Que chora mais, que sofre mais. COM ou SEM razão, causa ou motivo. Porque pra dar certo, alguém tem que baixar a guarda e ceder. E essa pessoa sempre acaba sofrendo mais. Sofre condicionalmente; sofre por que quer também. Mas sofre.
Todo mundo que ama sofre.

Nunca vi namoro-amizade-casamento que rolasse por anos sem nenhum estresse. Agora eu escuto, da boca de pessoas que dizem saber tanto, mas que na verdade não sabem nada, que relacionamentos tem que fazer só feliz e quando causa dor tem que acabar...

Meu deus, eu queria MUITO me envolver com alguém que nunca me magoasse, nunca me dissesse nada pra me machucar e me fizesse sentir feliz 100% do tempo. Que me compreendesse e me deixasse quieta quando eu não quero falar... Mas isso simplesmente não existe.
Eu tenho alguém que me ama. E ama mesmo, não de mentira mas sim de uma verdade tão intensa que explode comigo; e por vezes me machuca querendo me afagar.

Porque amor de verdade queima... não joga água....
Porque na intensidade de um amor profundo dizemos coisas que não queremos (ou querendo e se arrependendo depois), pensamos mil vezes em desistir e adoramos fazer as pazes.

Porque sofrer pór amor ás vezes é melhor que amar em si.

Querer amor sem brigas é querer um amor sem luta. E, what easy comes, easy goes...

Amar é, inevitavelmente sofrer. E sofrer por amor é amar sofrer por amor. Ninguém sofre porque ama de menos. Sofremos porque amamos muito, e queremos tudo, e somos tudo dentro de uma pessoa só, explodindo com tantos sentimentos que não cabe em nós... Queremos coisas demais as vezes. Idealizamos coisas irreais. Falsas expectativas geram ainda mais sofrimento...

Quando eu amo, eu amo muito...
Quando eu odeio, eu amo odiar...
Quando eu sofro por amor, eu amo sofrer por amor...

Nenhum comentário: