terça-feira, 7 de abril de 2009

Terremotos e Leite Derramado

Desastres naturais acontecendo cada vez mais frequentemente... Tsunamis, enchentes, tornados e agora, um terremoto que destruiu a Itália.

Me questiono várias coisas...

Será que o ser humano não está se dando de conta de que está destruindo o planeta?

Será mesmo que os grandes governantes conseguem dormir bem pensando que todo um ecossistema está sendo destruído por aquecimento global, poluição de ar e água, desmatamento?

Hoje pela manhã uma pergunta feita pelo Renato, apresentador do Bom Dia Brasil, me chamou atenção: ele questionou à repórter brasileira que está em L’Aquila- Itália se todo esse desastre não poderia ter sido evitado?
Bem, uma maior organização para desastres talvez ajudasse na remoção dos vários feridos e escombros, mas como prever quando a natureza vai se rebelar e dar uma ‘sacudida’ no mal que estamos, há séculossssss, jogando sobre ela?

Testes nucleares, construções mar a dentro, poluição desenfreada... Chega uma hora que cansamos de ser agredidos. A natureza também. E a maneira que ela tem de se defender é mostrando pro homem como ele é frágil e dependente... e que, em um piscar de olhos, a construção de uma civilização inteira vai água abaixo.
Respeita seria mais digno – e prudente.

***

Li esse findi “Leite Derramado”, o último livro do Chico Buarque.
Bem, Chico é Chico, ele é o mestre dos mestres (pra mim, at least!), maravilhoso, sagaz, eloqüente...

O livro é tudo de bom, instiga, incomoda, nos cutuca... e nos mostra, em certos momentos, que não adianta remoer coisas e “chorar sobre o leite derramado”.
***
As coisas se encaixam de forma surpreendente ás vezes!

Xoxo

Nenhum comentário: