terça-feira, 21 de abril de 2009

Breaking-old-news

Seres humanos vivem de lembranças. Eu vivo de lembranças, boas lembranças.
Por mais 'modernosa' que desejo ser, nada melhor que sentar com um chimas bem quente e dar boas risadas lembrando disso e daquilo... os fatos vem fáceis na memória, as vezes choro de rir até das coisas trágicas. Eventualmente, compartilho sentimentos esquecidos e imagino situações com reações diferentes e então o "SE", bendito e maldito, aparece com força e lá fico eu "Se eu tivesse feito assim... Se eu tivesse saído antes...Se..."
Seres humanos amam o futuro, planejam o futuro, tratam o presente com descaso pra depois falar dele no passado com saudade e ânsia... enquanto planejamos o futuro, vamos pra festa ou vamos tomar um café...e é aí que o melhor sempre acontece, nos deixando lembranças pra alguns anos. É do passado que gosto, que curto falar, do que fiz e do que não fiz. Amo meu presente pq sei que dele vou dar boas risadas amanhã...
Essa mania saudosista que tenho, de gostar de uma nostálgica tarde fria embaixo do edredom, vem de criança, quando minha mãe me trazia chocolate quente enquanto eu via sessão da tarde. Ou então a saudade que me dá dos brigadeiros com as gurias, nas mesmas tardes frias, vendo filme e sonhando com os protagonistas gatões da época (vai lá, uns 15 anos atrás...)...
Daí, de vez em quando, a gente abre um sorriso, sacode a poeira e vive um pouco mais no hoje, até pra dar corda e ter o que falar amanhã - pq ngm aguenta 20X a mesma história...
Daqui 10 anos vou me lembrar com saudade, como to lembrando hoje, dos domingos no shopping com dinheiro só pro cigarro de quando eu tinha 17 anos... daí certamente vou pensar que, em um feriado de tiradentes anos depois eu tava na praia com meu recém adquirido namorado (hoje marido) jogando sinuca e tomando café... daí também vou lembrar, inevitavelmente, do feriado de 20 de setembro e eu e as gurias em Torres, na casa da 'Tia Tina'... e uma coisa vai puxar a outra, pq lembranças são assim mesmo... são independentes, são individuais, ligadas dentro de uma cabeça que guarda com carinho todos os momentos felizes - e nem tanto - que teve, só pra depois de anos falar deles enquanto toma um chimarrão...

...

O meu amigo "Sahar" me deixou um depoimento depois de uns 10 anos de silêncio. Ler o depoimento de uma pessoa que foi tão amiga, tão confidente, tão essencial na época foi bom demais. Existem coisas que o tempo não apaga, não importa o quanto se beba pra isso!!!!
Não existe momento certo pra se dizer pra alguém o quanto essa pessoa foi ou é importante. Acho que quando mantemos ela no coração, as palavras tornam-se até desnecessárias... de qualquer forma, foi bom ter notícias tuas Sahar.

Nenhum comentário: